terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O QUE FAZER SE ESQUECER DE LICENCIAR SEU VEÍCULO

O licenciamento deve ser feito anualmente e autoriza o veículo a circular em todo território nacional. A taxa cobrada serve para cobrir os custos da emissão da documentação do veículo. Não há regra definida e o valor é estipulado por cada Estado. Após pagamento da taxa, o proprietário recebe o CRLV, documento de porte obrigatório para o condutor do veículo.

Para fazer o licenciamento, é preciso pagar o IPVA, o seguro obrigatório e as multas vinculadas ao carro. Em São Paulo, deve-se fazer a inspeção veicular ambiental. Basta ir a um banco credenciado ao Detran com todos comprovantes de pagamento, RG do proprietário do veículo, CRLV do ano anterior e informar o Renavan. O banco informa o valor da taxa e em alguns dias o documento é entregue em casa.

O prazo para licenciamento é estipulado de acordo com o final da placa e muda por Estado. Para saber quando é o seu, consulte o site do Detran de seu Estado. Entretanto, pode optar por pagar junto ao IPVA. Se não pagar até o prazo estipulado, não receberá o documento referente ao mês vigente. Se não providenciar o licenciamento no prazo, poderá fazer a qualquer momento no Detran, Poupatempo ou internet. O valor é o mesmo. No entanto, durante o período em que rodar com o veículo sem licenciamento, estará sujeito à multa e apreensão.

Se o condutor for pego com o veículo sem licenciamento, pagará uma multa gravíssima (R$ 191,54) e sete pontos na CNH. O veículo será recolhido e o proprietário pagará a taxa do guincho


0 comentários: