sexta-feira, 7 de junho de 2013

PM recebe van para blitz eletrônica, da PMG


O Comando da Polícia Militar de Guarulhos conta com mais um equipamento para melhoria do trânsito e da segurança da população: a van de blitz eletrônica. Foram doados pela municipalidade três radares estáticos aos Batalhões de Polícia do Centro (15º), do São João/Seródio (31º) e Cecap (44º). 
A van de blitz eletrônica, popularmente denominada chupa-cabra, se integra ao sistema de inteligência da polícia, cujo objetivo é aumentar a eficácia nos bloqueios policiais. 
Ela conta com equipamento que possibilita a leitura da placa do veículo automaticamente, levantando as pendências de documentação, como restrição de licenciamento e IPVA. Carros roubados e furtados também podem ser identificados pela leitura do equipamento. 
O veículo é dotado de equipamentos que utilizam tecnologia de redes neurais para reconhecimento óptico de caracteres, em tempo real, bem como equipamento para registro de imagem em vídeo. A câmera de 360° auxilia o monitoramente do veículo em movimento, sendo que seu alcance chega a 400 metros do ponto de origem. A câmera com dispositivo infravermelho possibilita a fiscalização noturna. 
A van faz parte de um aperfeiçoamento do convênio que já existe entre o município e o Estado de São Paulo, só que com mais tecnologia, segundo o Coronel Antonio Belucci, comandante interino do Comando de Policiamento de Área 7, de Guarulhos. Segundo ele, os acidentes de trânsito são responsáveis por 30% do serviço policial, ficando atrás somente dos casos sociais, como de brigas de casais e registros de som alto, principalmente em comércios, com 40%. “O novo equipamento vai possibilitar mais tranquilidade para a população”, observou. Falando em estatísticas, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, lembrou que a função principal da van é atuar na segurança viária, diminuindo o número de acidentes de trânsito, os quais foram responsáveis por cerca de 20 mil ocorrências em 2011 em Guarulhos e quase sete mil até maio deste ano. “Só na área do 31º Batalhão são 2.200 acidentes de trânsito até agora”, afirmou o secretário, explicando ainda que 20% dos veículos estacionados irregularmente são roubados ou têm suas placas adulteradas, número esse que tende a diminuir com a ação conjunta da Prefeitura e da PM. O prefeito lembrou que o ideal seria que tivéssemos uma cultura de responsabilidade em que os olhos pudessem substituir os radares, principalmente porque, além dos custos exorbitantes dos acidentes, quando se perde a vida, perde-se o bem primordial. “Estamos pensando numa cidade com visão comum, independente de quem teria a competência por determinadas ações concretas, como essa e como a construção do Batalhão no São João, que priorizamos. Queremos proteger a vida das pessoas e para isso temos que ser eficazes com essas ações”, afirmou Almeida. 

Fonte: www.aceguarulhos.com.br

0 comentários: